segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ATERRO SANITÁRIO FICA EM JUAZEIRO DO NORTE






Este ano o Governo do Estado pretende implantar no Cariri uma série de obras que beneficiarão a região. A promessa de que as obras irão sair do papel beneficiando os municípios do triângulo Crajubar, com a construção da Central de Abastecimento, em Barbalha, do Hospital Regional e do Aterro Sanitário Consorciado em Juazeiro do Norte, que receberá o lixo de nove cidades caririenses.

Depois de disputar a preferência para sediar o aterro, a cidade do Crato não foi escolhida para implantação. Juazeiro do Norte foi indicado depois de uma análise territorial em três áreas do triângulo Crajubar. O Aterro Sanitário Consorciado é a mais recente aquisição do Cariri e será construído no Sítio Popo, em Juazeiro do Norte. Mais oito municípios caririenses depositarão seus dejetos no aterro. São eles: Crato, Barbalha, Milagres, Farias Brito, Santana do Cariri, Missão Velha, Caririaçu e Jardim. A informação é do secretário de Meio Ambiente do Crato Nivaldo Soares.

Para Nivaldo Soares, o aterro sanitário estará localizado em uma área que não agredirá o meio ambiente. “ As proximidades do Sítio Popo é propícia para construção, já que se trata de uma área de solo de base cristalina e impermeável, para evitar contaminação do lençol freático”, informou Soares. O local foi analisado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Instituto Chico Mendes, dentre outras instituições.

Ainda de acordo com Nivaldo, o aterro sanitário consorciado é um grande ganho para a região caririense por não se tratar de um lixão, e sim, de um equipamento com gestão qualificada e capaz de absorver todo o lixo não reciclável, que será empilhado em valas tecnicamente preparadas.

O Governo do Estado contratou o Instituto para Desenvolvimento de Consórcios (IDC) que vai apontar os requisitos necessários para começar a obra. Depois do projeto executivo pronto, serão abertas as inscrições para o processo licitatório de construção do aterro.
O projeto executivo de instalação dos aterros sanitários no Ceará é de 2005. Os critérios estão sendo reavaliados para possíveis alterações. Os órgãos ambientais do Estado e as secretarias municipais do meio ambiente de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha concordam que o aterro sanitário do Cariri deve ser instalado no Sitio Popo, fazendo limite com Sítio Leite, em Juazeiro do Norte.

O prefeito de Farias Brito, Vandevelder Francelino (PSDC), concorda com a forma consorciada, pois segundo ele, individualmente não é possível obter sucesso na condução do lixo urbano. Já o prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite (PSB) aceita o aterro no triângulo Crajubar, desde que os municípios menores recebam ajuda de custos para transportar os resíduos.

O prefeito do Crato Samuel Araripe (PSDB) foi eleito o presidente da comissão do Consórcio Municipal para Aterros Sanitários (COMARES). A comissão tem como objetivo, elaborar os estatutos que vão reger a operacionalidade do aterro e cuidar de todas as atribuições ligadas à educação ambiental. O prefeito de Farias Brito, Vandevelder Francelino, foi nomeado vice-presidente da comissão.

Segundo o assessor de imprensa da Secretaria de Cidades do Estado, Marcos Henrique Camelo, as obras dos aterros sanitários consorciados serão entregues até 2010. A construção do Aterro está inserida no Programa Cidades do Ceará, que vai construir 12 aterros sanitários em todo estado. Os recursos para construção de cada unidade são avaliados em R$ 4 milhões.

Fonte:Jornal do Cariri

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Juazeiro do Norte-CE: Flagrante do Miséria expõe descuido com o lixo hospitalar







As lentes do fotógrafo Cícero Valério, do Site Miséria, captaram imagens fortes que denunciam a falta de um destino correto para o lixo hospitalar em Juazeiro do Norte. No finalzinho da tarde e começo da noite desta quarta-feira, paulatinamente, o lixo foi sendo jogado na Rua Santa Rosa próximo ao cruzamento com a Santa Luzia. Ele amanheceu a quinta-feira e só foi retirado por volta do meio dia de ontem. Se já não seria correto um amontoado de lixo em pleno centro da cidade pendendo para o Bairro do Socorro, imagine detritos hospitalares. O contêiner que existia no local foi retirado e jamais reposto o que, também, não seria o local correto para receber o lixo hospitalar com segurança. O despejo é feito perto do portão de saída do necrotério do antigo Pronto Socorro de Juazeiro.

O flagrante revela uma boa quantidade de seringas, agulhas, algodão sujo de sangue e outros como esparadrapo com resto de sangue humano. Ao relento, se torna uma ameaça à saúde pública de quem transita na área ou reside próximo. O lixo do hospital vai se juntando com o que é colocado pelos populares e começa a exalar mau cheiro. Com a chegada de uma nova empresa responsável pela coleta do lixo, o município espera resolver esse problema.
Pelo menos uma Kombi branca com a inscrição "Lixo Hospitalar" acima do nome Marquise, já está sendo vista pelas ruas. Seria a hora da Prefeitura reativar o incinerador de lixo hospitalar a fim de garantir um destino final correto sem riscos para a saúde humana.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Oq eles podem fazer?!

Os prefeitos de cada cidade deveriam tomar mais consciencia e deixarem de lado muitas festas e fazerem alguma coisa para melhorarem em pelo mesnos 20% as condições da nossa natureza, uma dica é diminuir Otempo de algumas festas para aproveitarem o dinheiro para construirem e preservarem parques ecologicos...

A sociedade assim como eu, meu amigo Jayan, temos um puco de culpa, quem nunca jogou um pacote de biscoito recheado no chão? Então pensem bem e tomem consciencia porque se não daqui à 10 an os nossos filhos nem vão mais conseguir respirar se a ajuda de balões de oxigênio...

Obs: O ar poluido causa muitas doenças para nossos pulmões....

Ass: José Anderson (Derson)

Juazeiro do Norte

A cidade é conhecida em todo o Brasil como a “Terra do Padre Cícero”. Foi em Juazeiro que ele pregou toda a vida e onde está enterrado. Cultuado como mito e santo pelo povo nordestino, Padre Cícero atrai milhares de romeiros ao município, tornando-o o segundo maior pólo de turismo religioso do Brasil.
Por causa disso, a cidade possui uma boa infra-estrutura hoteleira e de transporte, incluindo um aeroporto próprio, com capacidade para receber aviões de grande porte. O calendário turístico da cidade é condicionado às festas religiosas. São pelos menos oito festas, incluindo a de Nossa Senhora das Candeias (fevereiro), aniversário de morte do Padre Cícero (julho) e o Dia do Romeiro (novembro).
Próximo à cidade, na Serra do Horto, foi construída uma estátua de Padre Cícero com 25 metros de altura. Juazeiro também é famosa pela qualidade do artesanato. Ouro, madeira, couro, papel e palha são trabalhados por hábeis mãos para fazer cestos, roupas, jóias, imagens sacras e chapéus.
Texto: Prefeitura Municipal

Conselho Municipal do Meio Ambiente aplica multa indenizatória em empreiteira

A Prefeitura Municipal de Juazeiro através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural As condições para exploração da terra não foram cumpridas. e Meio Ambiente – SEADRUMA em consonância com o Conselho Municipal do Meio Ambiente, aplicou na tarde da última quinta-feira (30), pena indenizatória a empresa Casal Investimentos Imobiliários Ltda., que detém licença para a exploração de areia na Fazenda Lages, localizada no bairro Tabuleiro em Juazeiro. Há mais de um ano a “Casal Investimentos” explora cascalhos nesta localidade, mediante licença outorgada pelo município de Juazeiro no final de 2007. A licença foi concedida, de acordo com o estabelecimento de várias condicionantes que compensam ecologicamente as áreas exploradas, mantendo seu equilíbrio natural. “O que se constatou foi o descumprimento da lei. O local hoje se encontra num processo vasto e acentuado de erosão, com crateras profundas e largas. As condições impostas para a empresa realizar a exploração de terra e cascalhos, não foram cumpridas e de acordo com o art.55 da Lei Federal 9.605/98, isso é crime ambiental sob pena de prisão e multa”, explicou Jaime Badeca, subprocurador do município. Estiveram realizando a vistoria na fazenda Lages, o secretário do Meio Ambiente, Jairton Fraga; o subprocurador do Município, Jaime Badeca; técnicos da Gerência Municipal do Meio Ambiente e Policiais Militares. “A postura da administração municipal e a posição do governo estadual é ética, e veio para estabelecer uma ordem ambiental em Juazeiro, essa mudança é necessária para que não se degradem ainda mais as condições ambientais em nosso município”, argumentou o secretário.
Segundo os fiscais a empresa tem prazo para recorrer, mas será preciso apresentar um plano de recuperação da área. O poder de polícia ambiental é atividade da administração pública, o município é gestor do meio ambiente e tem por obrigação, comunicar a ocorrência ao Ministério Público Federal sob pena de co-responsabilidade. “Estamos aplicando uma multa de R$200 mil, classificada como infração de natureza grave. Estamos lavrando um termo de interdição temporária da área por 180 dias, período em que a exploração de cascalho e a licença ambiental ficarão suspensas. A empresa por sua vez, terá um prazo para recorrer administrativamente e também terá direito a um recurso ao Conselho Municipal do Meio Ambiente”, destacou Badeca. De acordo com o Código Municipal do Meio Ambiente a empresa tem direito a defesa. “Existe no código um regulamento que detalha a atividade que realizamos, baseada em leis federais e leis estaduais. A legislação tem mecanismos que podem reconsiderar alguns casos, ou seja, se a empresa mostrar algum plano de recuperação da área degradada que convença a administração de sua viabilidade, a interdição poderá ser revista e a própria multa poderá ser revertida. Isso vai depender de uma postura responsável e séria da empresa em apresentar um plano de recuperação dessa área”, informou o subprocurador do município.

Não condenem se vc faz a mesma coisa!

É isso mesmo, a nossa natureza está sendo destruida e ninguem faz nada para q isso pare, tanta gente q condena os outros pelos seus erros mais sem perceberem erram mais, um bom exemplo é um adolescente q condena quem passa pela sua rua de carro e joga uma embalagem de um salgadinho no chão, e só porq não está na rua onde mora pensa q pode jogar o seu lixo no chão...

Então galera, pensem melhor nas suas atitudes pra serem um bom exemplo e não ficar igual ao ditado q diz:
"O sujo falando do mal lavado."

Pensem bem...

Ass: José Anderson (Derson)

O que os "superiores" estão fazendo para salvar o ambiente???

Galera eu vim aqui falar minha opinião de como esta o meio ambiente no mundo,caso vocês achem que estou errado,podem detonar nos comentarios,porque é bom ter opiniões variadas.

Eu acho que o meio ambiente está por um fio a se acabar,existem sim pessoas se imobilizando para mudar o mundo,mais quer que adianta um querer mudar o mundo e dez não.Existem tambem ONGs para mudar isto,mais tambem quer que adiantas se muitas grandes esmpresas não se concientizam e ajudam também.Nós so vamos conseguir salvar o planeta,qundo os homens de uma forma geral,se concientizarem e não desmatarem mais,não poluirem mais,não explorarem mais a terra,puts é muito dificil,mais não é impossivel.
O melhor a fazer é o que a nova frase do seculo manda "Faça sua parte para preservar o meio ambiente" assim quem sabe um dia,os grandes chefes de estado,as grandes empresas,se concientizam também e fazem a parte deles não é.
Vamos ficar torcendo e fazendo nossa parte,pelo menos quando a terra estiver que nem uma maçã podre eles não vão poder dizer que nós não contribuímos.

Obrigado pela a atenção de vocês.

Jayan Duarte Teixeira

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ei galera,Comentem as fotos Aqui!

Basta você colocar o número da foto e seu comentario ao lado...

vlw galera!!!
Este Blog,foi criado para nos falarmos do meio ambiente,de uma forma geral,
nele vc encontra noticias sobre o que vem acontecendo no mundo com o meio
ambiente,sobre as degradações,aquecimento global,e como vc pode ajudar para,
que isto não aconteça.
Aqui também tem,alguns videos,pesquisas diretamente no google,enquetes,
noticias quentinhas para você ficar atualizado de tudo que acontece no meio
ambiente.
Muito obrigado galera,e bom divertimento!!!



Ass:Jayan Duarte Teixeira